quarta-feira, 16 de maio de 2012

COMO HIGIENIZAR SEUS LIVROS

    Você tem muitos livros em casa? E com o passar do tempo você percebe que eles ficam com as bordas amareladas pela poeira que se acumula?  Então nós temos uma dica preciosa para você higienizar seus livros da maneira correta e deixá-los com aparência de novos outra vez.
    Você vai precisar de alguns materiais:

  • Uma lixa d'água fina (Encontrada em lojas de materiais de construção);
  • Um ralador (de cozinha);
  • Um sabonete;
  • Um pincel nº 08 ou 14;
  • Uma fralda de pano ou flanela.
    O primeiro passo é cortar um pedaço da lixa (mais ou menos  6x6 cm), lixar as bordas do livro. Depois de lixar é preciso tirar o pó que irá ficar entre as páginas, para isso utilize o pincel e a fralda, é preciso limpar todas as páginas. Feito isso, agora vamos limpar a capa. Rale o sabonete na fralda, fazendo uma trouxinha e passe em toda a capa, removendo a sujeira, seu livro ficará com aparência de novo e com um cheirinho gostoso.




    Nunca devemos passar pano molhado em água ou álcool.

    Quando existir a presença de fungos, pode-se deixar o livro, depois de higienizado, em um saco plástico com algumas bolinhas de pimenta do reino, por um mês aproximadamente.
    Outra dica importante é fazer pequenos sachês de pimenta do reino e cravo da Índia para colocar na sua estante, entre os livros. Isso afasta alguns insetos e deixa um aroma agradável no ambiente.

11 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da dica, vou fazer.

Anônimo disse...

OS FUNGOS VÃO FICAR CHEIROSOS,RSRSRS.

andre disse...

VTNC PQP KRALHO nao arruma em nada a porra dos meus livros ( vou fazer churrasco)

Anônimo disse...

Vc não deve ter feito direito e tbm com esse linguajar chulo não deve ter lido nenhum livro. Seu lugar é numa estrebaria.

deise disse...

Oi André!
Eu criei o blog com a intenção dar dicas de leitura e publicar textos, desenhos e tudo que os alunos do nosso colégio quiserem postar. O espaço é aberto a sugestões e críticas, que são muito bem vindas, desde que construtivas e bem fundamentadas. Você tem todo direito de não gostar e falar o que quiser, porém gostaria de pedir que fosse menos agressivo.
Fico Grata!

andre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostei das dicas e vou fazer

Ana C disse...

Amei as dicas. Muito obrigada!!!

deise disse...

Olá Ana C. Obrigada pela visita! Espero que tenha aproveitado as dicas. Você sabia que nas grandes Bibliotecas existe um setor destinado exclusivamente a esta tarefa? bj e volte sempre!

Renato disse...

Olá! Parabéns pela iniciativa e obrigado pela dica. Pergunto: podemos passar algodão embebido em um pouco de vinagre diluído nas capas mofadas? E alcool iodado?

deise disse...

Olá Renato! Eu já ouvi dizer que o vinagre ajuda a remover mofo mas nunca tentei nos livros e como ele evapora eu acredito que possa ser utilizado em papel. Eu vou tentar nos livros aqui da Biblioteca, sempre aparece algum livro com mofo porque acabam molhando dentro das mochilas dos alunos em dias de chuva. Depois conto os resultados aqui no blog.
Muito obrigada por sua visita e volte sempre!