quarta-feira, 30 de maio de 2012

DESENHANDO NA ESCOLA

    A aluna Stteffany compartilhou com os leitores do nosso Blog mais alguns de seus desenhos. Ela realmente tem muito talento, desenha à mão livre numa rapidez incrível e nunca fez nenhum curso de desenho.
Parabéns Stteffany!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

TEM NOBEL NA NOSSA BIBLIOTECA

    Essa é mais uma postagem do projeto: TEM NOBEL NA NOSSA BIBLIOTECA, que tem por objetivo tornar mais conhecidos os escritores laureados com o valioso prêmio e incentivar a sua leitura.
    O homenageado do próximo mês será o escritor e filósofo francês ALBERT CAMUS, ele nasceu na Argélia, em 07 de Novembro de 1913. Perdeu seu pai muito cedo, na Batalha de Marne, durante a Primeira Guerra. Sempre enfrentou dificuldades para poder continuar seus estudos, pois precisava trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Por diversas vezes quase abandonou a escola, mas sempre houve um professor que lhe incentivava a continuar.
    Ele gostava de jogar futebol e quando esteve no Brasil para fazer algumas palestras, a primeira coisa que quis fazer foi assistir a uma partida em um grande estádio.
    O foco da sua obra é o absurdo, seus livros testemunham as angústias, conflitos e dilemas de seu tempo.
    Recebeu o prêmio em 1957 e faleceu em 1960, vítima de acidente automobilístico.

    Infelizmente dispomos de apenas um título seu em nossa Biblioteca, O Estrangeiro. Ficarei aguardando os interessados em descobrir mais sobre o pensamento desse importante escritor.
    Boa leitura a todos!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SALA DE RECURSOS

MOSAICOS
    Os mosaicos apresentados são formados por polígonos de 04 lados, desenvolvem a percepção visual, o pensamento lógico, a noção de espaço, cor, forma, além de proporcionar o cultivo da imaginação.



FLOR DE MEIA
    A confecção da flor de meia teve como objetivo homenagear as mães dos alunos da Sala de Recursos. Os trabalhos manuais tem caráter artístico-matemático e contribuem para os alunos desenvolverem aspectos do raciocínio.



LEIA VOCÊ TAMBÉM

    Olá! Hoje trago duas sugestões de leitura para quem gosta do gênero Auto-Ajuda. São duas histórias, uma real e auto biográfica e outra ficcional, mas ambas trazem exemplos de como a nossa força interior pode nos transformar em pessoas melhores, tanto no campo profissional como no afetivo. E também do quanto a leitura é importante nesse processo.

SONHE ALTO, escrito por Ben Carson (Contribuição da aluna Miriã Lana S. Morais - 3º E.M.)
   O livro fala muito de superação, fala que tudo que a gente quer é só lutar que a vitória um dia chega.
    Ben Carson era um menino pobre, negro e "burro". Na 5ª era o único da sua turma que ainda não sabia ler e escrever direito.
    Então sua mãe resolveu exigir que ele e seu irmão fossem toda a semana na Biblioteca, emprestassem um livro e fizessem um resumo da história para ela. Assim, eles começaram a ler e escrever cada vez melhor.   No começo eles não gostavam muito de fazer o que sua mãe pediu mas com o tempo foram se acostumando. Em dois anos, Ben já era considerado o aluno mais inteligente de sua turma.
    Hoje Ben é um dos melhores neurocirurgiões do mundo, graças à persistência de sua mãe Sonya Carson, que acreditou no potencial de seus filhos e investiu seu tempo neles.

O MONGE E O EXECUTIVO, escrito por James C. Hunter (Contribuição do aluno Fabio E. Farago - 2º E.M).
    O Monge e o Executivo é um livro muito bom, desses que a gente começa a ler e não consegue parar. Ele conta a história de um grupo que, durante uma semana, se reúne em um mosteiro para estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandona sua brilhante carreira para se tornar monge Beneditino
    O livro é uma lição de vida e nos ensina sobre como exercer liderança e influenciar as pessoas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

DESENHO

O desenho é uma forma de expressão, é arte e também é leitura.   
A aluna Stteffany Paolla Dias gosta de desenhar Mangá e compartilhou com os leitores do nosso Blog alguns de seus desenhos. Vejam quanto talento:




POESIA

    Vejam só o que é o talento. O aluno Bruno Henrique veio fazer um trabalho de pesquisa hoje em nossa Biblioteca e depois que terminou seu trabalho resolveu escrever uma poesia, para passar o "tempo" e permitiu que eu publicasse o que ele escreveu. Aqui está:

    "TEMPO"

O tempo é relativo;
Às vezes está com a gente
Ás vezes está contra a gente...

O tempo pode ser a cidade que passa
O vento que bate no rosto...
Tempo pode ser fato do passado
Tempo pode ser o minuto que passa

Pode ser a batida do relógio
ou a batida do coração
O tempo é contraditório a ele mesmo
Pois em algum lugar são cinco da manhã
E em outro são cinco da tarde...

O tempo passa a cada segundo
Cada segundo que passa é o tempo que vai embora...
Temos o tempo da vida, o tempo do verbo
Passado, presente e futuro, são consequências do tempo...

Quando nascemos temos um tempo de vida, temos um tempo para tudo
Ou não temos tempo para nada...
Temos um tempo para sermos criança, onde o tempo é só imaginação...
Temos o tempo de sermos adultos, onde o tempo várias vezes corre contra nós.

Temos tempo para aprendermos coisas novas, tempo que passa depressa.
Tempo que demora a passar...
Tempo que não acaba quando termina...

Parabéns Bruno!! Continue inspirado assim e nos presenteando com seu talento.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

COMO HIGIENIZAR SEUS LIVROS

    Você tem muitos livros em casa? E com o passar do tempo você percebe que eles ficam com as bordas amareladas pela poeira que se acumula?  Então nós temos uma dica preciosa para você higienizar seus livros da maneira correta e deixá-los com aparência de novos outra vez.
    Você vai precisar de alguns materiais:

  • Uma lixa d'água fina (Encontrada em lojas de materiais de construção);
  • Um ralador (de cozinha);
  • Um sabonete;
  • Um pincel nº 08 ou 14;
  • Uma fralda de pano ou flanela.
    O primeiro passo é cortar um pedaço da lixa (mais ou menos  6x6 cm), lixar as bordas do livro. Depois de lixar é preciso tirar o pó que irá ficar entre as páginas, para isso utilize o pincel e a fralda, é preciso limpar todas as páginas. Feito isso, agora vamos limpar a capa. Rale o sabonete na fralda, fazendo uma trouxinha e passe em toda a capa, removendo a sujeira, seu livro ficará com aparência de novo e com um cheirinho gostoso.




    Nunca devemos passar pano molhado em água ou álcool.

    Quando existir a presença de fungos, pode-se deixar o livro, depois de higienizado, em um saco plástico com algumas bolinhas de pimenta do reino, por um mês aproximadamente.
    Outra dica importante é fazer pequenos sachês de pimenta do reino e cravo da Índia para colocar na sua estante, entre os livros. Isso afasta alguns insetos e deixa um aroma agradável no ambiente.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

FLICAMPOS

   Queremos parabenizar nossos alunos pelo excelente desempenho no FLICAMPOS e pela premiação nas categorias Poesia e Banner.

PARABÉNS ARIEBERT AHMAD PEREIRA CHOUCAIR e ANGELICA TOMAZ DE MIRANDA, alunos do 3º ano do Ensino Médio, pelo 1º lugar na categoria Banner com o Hai Kai "Escrever" (já publicado neste Blog, ver postagem Helena Kolody). Orientados pela professora Marivete.

PARABÉNS ESTEFANIE LARA RODRIGUES DOS SANTOS, aluna do 1º ano do Ensino Médio, 4º lugar na categoria Poesia no Banner, orientada pela professora Patricia.

PARABÉNS THIAGO JHONNY MENDES DE PAULA, aluno do 7º ano, 10º lugar na categoria Poesia, orientado pela professora Patrícia.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Blog SmartKids: DIA DAS MÃES

Blog SmartKids: DIA DAS MÃES: A comemoração do Dia das Mães teve origem nos Estados Unidos. Uma jovem americana, Ana Jarvis, havia perdido a mãe e estava profund...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

FAHRENHEIT 451

    Alguém aí consegue imaginar um bombeiro com um lança chamas incendiando tudo em vez de apagar incêndios? Então! É sobre isso que conta Ray Bradbury nessa fantástica obra de ficção, escrita em 1953 e que também já foi parar nas telas do Cinema. 
     451 graus Fahrenheit é a temperatura em que o papel pega fogo. Nessa obra o autor nos relata a história de um bombeiro dividido entre sua obrigação de queimar todo livro que encontrar e a sua vontade interior de descobrir porque os livros são tão ruins quanto seu chefe diz que são. Guy Montag, personagem principal, que aprendeu com seu pai e seu avô que "livros são inúteis", passa a desconfiar dessa "verdade" depois de um acontecimento que o marcou... 
    Quando numa noite fora chamado para queimar a casa e todos os livros de uma senhora e esta se recusa a sair da casa, riscando, ela mesma o fósforo e ateando fogo aos livros e a si própria. A imagem da mulher agonizando entre as chamas não saiu mais da sua cabeça e o fez pensar sobre a importância que os livros tinham para aquela mulher que preferiu morrer a ter que viver sem eles.

    Assistam também o filme, ele é de 1966 mas é muito bom. Está previsto o lançamento de uma nova versão mas ainda não saiu.
    Infelizmente nós dispomos de apenas um exemplar para empréstimo mas ficarei aguardando os interessados.
    Temos também outros títulos do mesmo autor: A Bruxa de Abril, e Crônicas Marcianas.
    Venham Ler!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

LEIA VOCÊ TAMBÉM

     Esse é o mais novo projeto da nossa Biblioteca e esta sendo desenvolvido em conjunto com a professora Marivete Souta e os alunos das turmas nas quais ela leciona a disciplina de Língua Portuguesa.
      Os alunos emprestam os livros da nossa Biblioteca, fazem a leitura e redigem um breve comentário sobre o livro, recomendando sua leitura para os colegas e leitores do nosso Blog.
       Nossa primeira contribuição veio da aluna LUANA CAROLINE LEMES do 2º ano do Ensino Médio, turma "B". Ela leu o livro "Desencana que a vida engana" e nos conta o seguinte:
      "O livro que eu li chama-se: "Desencana que a vida Engana", da escritora Laís Tapajós.
    Trata-se de um livro que conta os fatos da adolescência, fala sobre virgindade, drogas, AIDS e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Fala também sobre nossas dúvidas no amor, das nossas inseguranças.
    Comenta vários assuntos, como: "Mulher não tem amiga, tem rival"; "Chocolate dá espinha?"; "Só vou transar quando encontrar o cara certo", entre outros assuntos.
   Gostei de ler esse livro, ele fala de assuntos muito interessantes e coisas importantes, esse livro ajuda a entender melhor essa fase tão maluca e confusa que é a adolescência".

   A aluna Angélica Tomaz de Miranda, da 3ª série do Ensino Médio, leu o livro "Como Viver Eternamente", de Sally Nicholls. E compartilhou conosco suas impressões:
     " O livro relata o drama de um menino de 11 anos que sofre de leucemia linfoblástica aguda.
    No decorrer da história, são relatados seus sonhos e tudo o que ocorre em sua vida, como um diário, onde compartilha suas dores e alegrias.
    É um romance que leva o leitor a meditar sobre sua vida, classificar o que realmente importa a um ser humano, valorizar a família, as amizades e aqueles pequenos momentos que às vezes são esquecidos, mas que sem eles a vida não seria a mesma.

    A aluna Taynara Hass, também da 3ª série do Ensino Médio, leu o livro "Eu, Cristiane F., 13 anos, drogada, prostituída" e nos conta o que achou:
    "Este livro retrata a triste e infeliz história de uma garota jovem, porém com destino certo, devido ao caminho que ela resolveu tomar.
    Cristiane sempre foi uma menina tímida e com poucas amizades. Sofria agressões do pai por qualquer motivo, mas mesmo assim não desanimava.
    Depois de algum tempo seus pais se separaram e ela passou a morar com sua mãe. Foi aí que começaram as más companhias. Desde que fez novas amizades ela começou a frequentar uma boate onde era muito comum o uso de drogas.
    A partir de então Cristiane sente necessidade de manter seu vício, foi aí que partiu para o extremo, a prostituição.
     Foi internada diversas vezes em clínicas, porém de nada adiantou.
    Por fim, Cristiane decidiu mudar, pois sabia que se continuasse nesse caminho teria o mesmo destino que seus amigos: a morte.
Infelizmente essa é uma história muito comum nos tempos de hoje.

    Temos aqui três excelentes sugestões de leitura, todas retratam fatos reais e que acontecem diariamente a nossa volta. São histórias que comovem, mas que também nos fazem pensar no que poderíamos fazer para ajudar pessoas que enfrentam dramas tão terríveis como esses.
    Leitura é isso: às vezes nos faz rir, às vezes chorar... Nos faz sentir medo, angústia, mexe com todas as nossas emoções e nos faz evoluir.
    Muito obrigada queridas alunas por sua valiosa contribuição! Continuem lendo muito e nos brindando com seus relatos. Um abraço a todos os nossos leitores e aguardem mais publicações.