quarta-feira, 29 de maio de 2013

QUARTA COM POESIA

Olá! Hoje é quarta-feira, dia de poesia aqui no blog e vamos homenagear o grande poeta brasileiro Vinicius de Moraes. Que além de poeta foi também compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata. Nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em Direito, mas desde muito cedo manifestou seu talento para a escrita. Ficou conhecido como "Poetinha", apelido que teria sido conferido pelo amigo e parceiro musical Tom Jobim. Se tornou famoso por suas músicas românticas e por seus sonetos. Dedico a todos os nossos leitores o meu favorito:

Soneto de Fidelidade


De tudo, ao meu amor serei atento 
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto 
Que mesmo em face do maior encanto 
Dele se encante mais meu pensamento 

Quero vivê-lo em cada vão momento 
E em seu louvor hei de espalhar meu canto 
E rir meu riso e derramar meu pranto 
Ao seu pesar ou seu contentamento 

E assim quando mais tarde me procure 
Quem sabe a morte, angústia de quem vive 
Quem sabe a solidão, fim de quem ama 

Eu possa lhe dizer do amor (que tive): 
Que não seja imortal, posto que é chama 
Mas que seja infinito enquanto dure


Temos vários exemplares de seus livros na nossa Biblioteca. É sempre uma ótima opção de leitura.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

OFICINA DE ORIGAMI

Olá! Esta semana o agito foi grande aqui na Biblioteca.. é que ganhamos estantes novas e tivemos que substituir pelas antigas, mas o novo visual valeu todo o esforço empregado na tarefa. E mesmo com a mudança continuamos atendendo nossos leitores e realizando nossas atividades, inclusive a oficina de origami e nesta semana a professora Majô estava inspirada e nos ensinou a fazer um Kusudama Brocado Japonês... o nome assusta, mas trata-se apenas de um cubo dentro de um triângulo.. rsrs.
Segundo a professora: "A criação e montagem dos Kusudamas é baseada principalmente nos poliedros de Platão (Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro). E essa é uma contribuição muito grande da Matemática, mais especificamente dos Poliedros de Platão para os origamis".
Este tipo de origami é chamado Kusudama (bola de remédios), pois antigamente as pessoas faziam e colocavam ervas aromáticas para dar a pessoas doentes na intenção de proporcionar a cura da enfermidade. Hoje, traz a magia dos jardins orientais, associando-se ao sagrado e simbolizando paz, inocência e pureza.


 E aqui está o nosso passo a passo. É necessário fazer seis peças iguais a esta para montar o cubo, seguindo o mesmo esquema do cubo floral da semana passada.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

OFICINA DE ORIGAMI

Olá pessoal! Desculpem a demora em postar o nosso trabalho da oficina de Origami desta semana, mas aqui está: Desta vez aprendemos a fazer um sólido geométrico, trata-se de um cubo floral, seguindo o passo a passo vocês devem fazer seis peças para formar os lados do cubo. Também aprendemos a confeccionar um bonito girassol, seguindo quase os mesmos passos do cubo, que pode servir como porta retratos ou para enfeitar um cartaz, ou painel, etc.
Talvez fique difícil visualizar o desenho porque nós sempre utilizamos papel de anúncios e propagandas em nossas oficinas, pois sabemos da importância de se poupar recursos naturais.





 Olha só o girassol aí... Enfeitando nosso painel da semana.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

DIA DAS MÃES

Olá! Dia 12 de maio comemoramos um dia muito especial, o dia da pessoa que mais entende de amor neste mundo, o dia das mães. E os nossos alunos da Sala de Recursos estão preparando um lindo presente para as mães e querem compartilhar com nossos leitores e amigos aqui do blog. Para quem ainda não escolheu o presente da sua mãe e quiser aproveitar a sugestão, aí vai.. Você vai precisar de alguns materiais:
- Tecido recortado em pequenos círculos de 5cm (aproximadamente), linha, agulha, cola, tesoura, botões coloridos, palito para churrasco, fita verde, vasinhos de cerâmica ou gesso, tinta guache e pincel.
O primeiro passo é colorir o vasinho, caso ele seja branco ou você queira dar um novo visual.
Enquanto a tinta seca, vamos para o segundo passo que é costurar as pétalas da flor. Dobra-se o círculo de tecido duas vezes e costura na base, como se fosse fazer um "fuxico".


 Depois vai costurando uma na outra até fechar a flor.
Agora vamos cobrir o palito com a fita verde para fazer o caule da flor.

Para dar o acabamento final, cole um pedaço de tecido atrás das pétalas e um bonito botão colorido na frente. Aí está nossa dica de um presente bonito e original feito por você mesmo.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

QUARTA COM POESIA

Olá! Hoje é quarta-feira, dia de Poesia e queremos homenagear um grande poeta brasileiro, Casemiro de Abreu. Nascido no Rio de Janeiro em 1838, aos treze anos muda-se com o pai para Portugal, onde escreve a maior parte de sua obra, sempre falando da saudade que sentia da família que ficou no Brasil. Anos mais tarde retorna a terra natal, e passa a escrever para jornais, nesse período faz amizade com Machado de Assis. Espontâneo e ingênuo, de linguagem simples, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. Porém a riqueza de sua obra só foi reconhecida depois de sua, prematura morte, aos 21 anos.

SIMPATIA


Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.


Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longe às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.


São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.


Simpatia - meu anjinho,
É o canto do passarinho,
É o doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'Agôsto,
É o que m'inspira teu rosto...
- Simpatia - é - quase amor!

Casimiro de Abreu

terça-feira, 7 de maio de 2013

OIFCINA DE ORIGAMI

Olá! Hoje tivemos nossa segunda oficina de origami aqui na Biblioteca e aprendemos a fazer um peixinho muito simpático, que feito em tamanhos variados pode compor um bonito móbile. Uma cestinha que pode servir como embalagem decorativa para docinhos de festa e um lindo anjo que pode ser colocado na árvore de Natal ou como enfeite onde sua criatividade e bom gosto deixar.
 Aqui está o passo a passo do peixinho.
 Esta é a cestinha, que precisa ser aberta no final.
 E para o anho vocês precisarão de dois papéis, um para o corpo e outro para a cabeça e as asas.


Então! Gostaram? Foi uma tarde de aprendizado e diversão. Até a próxima semana.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

MULHERES TRABALHADORAS


Olá! Hoje é quarta-feira, dia de poesia, feriado em homenagem ao dia de luta dos trabalhadores e eu gostaria de parabenizar a todos que ajudam a construir este imenso País. E quero também prestar uma homenagem mais especial às mulheres trabalhadoras, que além de sua jornada diária em seus postos de trabalho, quando chegam em casa ainda encontram disposição para preparar aquela refeição saborosa, para ouvir o que seu esposo e seus filhos tem para contar sobre seu dia e cuidar com carinho e amor de todos à sua volta. PARABÉNS MULHERES TRABALHADORAS DO BRASIL!

No princípio eu era a Eva...
Nascida para a felicidade de Adão.
E meu paraíso tornou-se trevas,
porque ousei libertação!
Mais tarde fui Maria...
Meu pecado redimiria.
Dando à luz aquele que traria a salvação.
Mas isso não bastaria,
para eu encontrar perdão!
Passei a ser Amélia...
...a mulher de verdade!!!
Para a sociedade,
não tinha a menor vaidade.
Mas sonhava com a igualdade!
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Hoje não sou só esposa ou filha...
Sou pai, mãe, arrimo de família!!!
Sou caminhoneira, taxista, piloto de avião.
Policial feminina, operária em construção!
Ao mundo peço licença,
para atuar onde quiser.
Meu sobrenome é competência...
O meu nome é Mulher!!!!
(Fátima Pérola Negra).

OFICINA DE ORIGAMI

Olá! Ontem iniciamos a nossa Oficina de Origami, ministrada pela professora Majo, aqui na Biblioteca. A referida professora leciona a disciplina de matemática e ensina seus alunos a viajar pelo mundo da geometria através do papel, de forma interessante e divertida. Que tal aprender matemática assim?
A oficina acontecerá todas as terças-feiras, das 15:00 às 17:00 horas. Venham e participem!


Este cartaz foi elaborado pela professora.
 Nossa professora da Sala de Recursos também veio aprender origami e trouxe seus alunos.
 Hoje aprendemos a dobrar corações alados... Já pensando no nosso painel para o dia das Mães.
 Aqui apresentamos o passo a passo dos dois modelos que aprendemos hoje, para que nossos leitores e pessoas que não puderem participar "in loco", também consigam aprender conosco.