Hoje estou trazendo para vocês alguns registros dos trabalhos realizados por nossos valorosos alunos durante a semana da Consciência Negra. Eu acredito que temos conquistado importantes vitórias nesse campo, nossos alunos estão mais conscientes do respeito à diversidade presente em nosso ambiente escolar.
Consciência e respeito temos que ter todos os dias e saber conviver em harmonia com todos à nossa volta. Seguindo esse princípio e com base nos estudos e leituras realizados sobre o tema: CURRÍCULO, MÍDIA E RELAÇÕES SOCIAIS, os alunos desenvolveram diversos trabalhos em equipe, buscando chamar a atenção dos colegas e de toda a comunidade escolar para a importância de positivar a imagem do negro e do indígena nas mídias de forma geral.
É fato e todos já perceberam que o negro aparece muito pouco ou quase nada nas mídias, seja escrita ou televisiva, e quando aparece ainda é de forma estereotipada, quase sempre ocupando papéis subalternos e inferiorizados, o que reforça a discriminação. Embora representem mais da metade da população brasileira (quase 54%), sua representatividade na TV é de apenas 4%, falando em telenovelas e séries. Poucas empresas contratam modelos negros para campanhas publicitárias, e quando falamos em indígenas então esse índice cai ainda mais.
É preciso falar sobre isso, trazer ao conhecimento de mais e mais pessoas e debater, discutir, buscar soluções para esse problema, porque temos sim um problema aqui, e muito sério. Se a maioria da nossa população é negra por que não vemos essa quantidade de negros representados na mídia e ocupando papéis destaque e liderança.
Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Administração. Eles elaboraram um calendário eletrônico que marca algumas datas importantes para o movimento pela Consciência Negra:
https://calendar.google.com/calendar/embed?src=87a1til3dhh3pbn2kcefgbt3l0%40group.calendar.google.com&ctz=America%2FSao_Paulo&fbclid=IwAR2MBKMxPiq-H_YXGG6DDzI1PkJhsuXfCi0laCt3o5IJ2DbtWX4l3ESaou8
Nesse vídeo os alunos documentaram o que aprenderam durantes as aulas de Filosofia a respeito do tema:
https://drive.google.com/file/d/13t80ZxZXUDOqAj35hR_YLRN5rdezBfI3/view?usp=drive_web
Nas aulas de Matemática, enquanto aprendiam sobre a história das bonecas "Abayomi", confeccionadas por escravas que rasgavam suas próprias vestes no intuito de distrair seus filhos durante as longas viagens nos navios negreiros, os alunos construíram uma árvore com origamis, desenvolvendo também os conceitos matemáticos.
Os alunos do 8º ano criaram uma frase: "Nem melhores, nem piores, somos diferentes mas, com direitos iguais" Ressaltando a importância de sempre agir contra o racismo e qualquer forma de preconceito.
Estes são apenas alguns dos trabalhos realizados, em breve estarei postando outros.