quinta-feira, 31 de julho de 2014

GRÊMIO ESTUDANTIL

Olá alunos e leitores do nosso Blog!
Hoje quero trazer para discussão um assunto que surgiu durante a semana pedagógica desse início de semestre na nossa escola.
Os textos apresentados para estudo, quase sempre, sugerem transformação do espaço escolar, interdisciplinaridade e envolvimento de todos para a melhoria na qualidade da educação. E também solicitam que se aponte as dificuldades do processo e possíveis soluções para os problemas encontrados no dia a dia das salas de aula.
Pois bem, as dificuldades são muitas e aparecem todos os dias para atravancar o processo ensino-aprendizagem, são tantas que nem cabe citá-las aqui, mas como possível solução para muitos problemas encontrados hoje, não só em nossa escola, mas em muitas pelo Brasil a fora, foi unânime em todos os grupos de discussão a seguinte proposta: "é preciso maior participação da comunidade nas Instâncias Colegiadas", e quais são essas Instâncias?
São: O Conselho Escolar, a APMF e o Grêmio Estudantil.
Escolhi o Grêmio Estudantil para falar aqui porque acredito que se trata de um espaço privilegiado para que os alunos exerçam sua cidadania e aprendam a valorizar mais o espaço escolar.


O que é o Grêmio Estudantil?

Artigo - O grêmio estudantil como entidade que representa o estudante e contribui na formação de sua cidadania

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. 
O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Objetivos

É importante deixar claro que um dos principais objetivos do grêmio estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.

Instituto Sou da Paz

Fonte: Caderno Grêmio em Forma, do Instituto Sou da Paz.

Nenhum comentário: