terça-feira, 2 de outubro de 2012

TEM NOBEL NA NOSSA BIBLIOTECA

Olá! O próximo homenageado do projeto TEM NOBEL NA NOSSA BIBLIOTECA é o escritor THOMAS MANN.

Do Banco de Dados da Folha
[creditofoto]
Thomas Mann nasceu em 1875, em Lübeck (Alemanha), filho de um alemão e de uma brasileira. Após a morte de seu pai, em 1891, muda-se para Munique, onde freqüenta a universidade local.

Depois de trabalhar num escritório de seguros, passa a dedicar-se à literatura. Seus primeiros contos foram reunidos em O Pequeno Senhor Friedemann (1898). Em 1901, sai - com enorme impacto - o romance Os Buddenbrooks, baseado na decadência de sua própria família. Em 1912, ele lança a novela Morte em Veneza.

A Montanha Mágica é de 1924; confirmou a reputação de Mann como um dos escritores de maior arrojo filosófico na modernidade. Cinco anos depois, ele receberia o Prêmio Nobel de literatura.

Em 1933, quando Hitler se torna chanceler, o escritor muda-se para a Suíça e passa a editar um jornal de resistência. Depois de escrever uma tetralogia de romances condenando o racismo e o anti-semitismo, muda-se para Nova Jersey (EUA), dando aulas na Universidade de Princeton. Em 1947 sai Doutor Fausto, um dos maiores romances jamais escritos sobre a arte da música. Thomas Mann volta à Suíça em 1952, onde morre em 1955.
Temos dois exemplares de Morte em Veneza. Venham Ler.
Novela de cunho autobiográfico, "Tonio Kroger" é segundo Thomas Mann, "uma mescla de melancolia e crítica, subjetividade e ceticismo, sentimentalismo e intelectualismo".

2 comentários:

Letícia Alves disse...

Nunca li nada do Thomas Mann, apesar de ler algumas coisas a respeito dele. Realmente não dá pra ler tudo nessa vida hehe
Obrigada pela visita e volte sempre!

Beijos!

deise disse...

É verdade! Leio muito mas ainda há muitas obras me aguardando... Isso sem contar as que ainda nem foram editadas... rsrsrs. Obrigada pela visita e comentários.