quinta-feira, 23 de maio de 2013

OFICINA DE ORIGAMI

Olá! Esta semana o agito foi grande aqui na Biblioteca.. é que ganhamos estantes novas e tivemos que substituir pelas antigas, mas o novo visual valeu todo o esforço empregado na tarefa. E mesmo com a mudança continuamos atendendo nossos leitores e realizando nossas atividades, inclusive a oficina de origami e nesta semana a professora Majô estava inspirada e nos ensinou a fazer um Kusudama Brocado Japonês... o nome assusta, mas trata-se apenas de um cubo dentro de um triângulo.. rsrs.
Segundo a professora: "A criação e montagem dos Kusudamas é baseada principalmente nos poliedros de Platão (Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro). E essa é uma contribuição muito grande da Matemática, mais especificamente dos Poliedros de Platão para os origamis".
Este tipo de origami é chamado Kusudama (bola de remédios), pois antigamente as pessoas faziam e colocavam ervas aromáticas para dar a pessoas doentes na intenção de proporcionar a cura da enfermidade. Hoje, traz a magia dos jardins orientais, associando-se ao sagrado e simbolizando paz, inocência e pureza.


 E aqui está o nosso passo a passo. É necessário fazer seis peças iguais a esta para montar o cubo, seguindo o mesmo esquema do cubo floral da semana passada.

Nenhum comentário: