quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CLÁSSICOS SÃO ETERNOS

 
     Certa vez, quando ainda tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, Histórias vividas, uma impressionante gravura. Ela representava uma jibóia engolindo um animal. Eis a cópia do desenho.
     Dizia o livro: "As jibóias engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão."
     Refleti muito sobre as aventuras da selva, e fiz, com lápis de cor, o meu primeiro desenho. O meu desenho número 1. Ele era assim:
     Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes dava medo.
     Responderam-me: "Por que é que um chapéu daria medo?
     Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem entender melhor. Elas têm sempre necessidade de explicações detalhadas. Meu desenho número 2 era assim:
     As pessoas grandes aconselharam-me a deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas e a dedicar-me de preferência à Geografia, à História, à Matemática, à Gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma promissora carreira de pintor. Fora desencorajado  pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar a toda hora explicando.

     Este texto foi extraído das primeiras páginas do livro: " O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, que além de escritor foi ilustrador e piloto durante a Segunda Guerra. Além deste que é um clássico da Literatura Universal, escreveu livros de memórias sobre sua vida militar. Sua primeira obra foi O Aviador , lançada em 1926. Publicou ainda Terra dos Homens e Cidadela.
     O Pequeno Príncipe já foi traduzido em oitenta línguas diferentes e é lido por milhões de pessoas todos os anos. Tem o poder de nos levar de volta à criança que um dia fomos. É um livro para crianças? Sem dúvida que é, mas também é para adultos que não querem deixar de sonhar.
     Temos dois exemplares. Venham ler!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro esse livro!

deise disse...

É uma belíssima história mesmo.

Tiago M. Franco disse...

Foi um dos melhores livros que li até hoje. Simplesmente genial.
Saramago escreveu um dia: "E se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos? Nós, os adultos, seríamos capazes de aprender o que há tanto tempo ensinamos?"

deise disse...

Olá Thiago! Esta é uma frase para se pensar mesmo...